Câncer de testículo

Câncer de testículo

O câncer de testículo corresponde por 5% dos tumores malignos dos homens e apresenta ótima resposta ao tratamento quando descoberto em estágio inicial.

Fatores de risco

Testículos não descidos (criptorquidia), histórico familiar, infertilidade a algumas alterações genéticas raras.

Sinais e sintomas

O mais frequente é o aparecimento de um nódulo endurecido no testículo que pode variar de poucos milímetros até muitos centímetros. Outros sintomas menos comuns como dor abdominal, aumento de sensibilidade nos mamilos, sangue na urina ou diminuição do tamanho dos testículos podem fazer parte do quadro de sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com relato dos sintomas pelo paciente, exame físico genital e algum exame de imagem como ultrassonografia.

Tratamento

O tratamento para o câncer de testículo é a remoção cirúrgica do testículo (orquiectomia) por uma incisão (corte) na região da virilha para remover o tumor testicular por completo. Uma prótese testicular pode substituir o testículo com fins estéticos. Em caso de metástases, quimioterapia ou radioterapia podem fazer parte do tratamento. Para os pacientes que desejam ter filhos, o congelamento de espermatozoides é uma opção bastante utilizada. A deficiência de testosterona após remoção de um testículo pode, eventualmente, ser necessária.

O tratamento do câncer de testículo pode ser complexo e deve ser individualizado na consulta entre paciente e urologista.

Quer saber mais? Acesse o meu blog.

Ficou com alguma dúvida?

Você pode agendar sua consulta pelo meu whatsapp clicando no botão.

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>