Doença de Peyronie

Doença de peyronie

A doença de Peyronie é a curvatura peniana adquirida, diferentemente da curvatura peniana congênita. Essa alteração causa desconforto para o paciente, principalmente durante as relações sexuais.

Qual a parcela de homens acometidos

Estima-se que até 10% dos homens apresentem curvatura peniana com algum grau de prejuízo funcional. Muitos homens com doença de Peyronie não procuram o urologista por vergonha, fazendo com que a prevalência na população seja ainda maior.

Sintomas

A doença de Peyronie é causada por fibrose na túnica albugínea do pênis, sendo a dificuldade para penetração uma queixa comum. Os pacientes também podem sentir dor e a autoestima fica prejudicada.

Causas

A origem da doença de Peyronie pode estar na ocorrência de microtraumas, alterações metabólicas e autoimunes que atuam de maneira complexa formando uma deformação e curvatura peniana.

Fases

A doença de Peyronie pode ser dividida em duas fases, aguda ou inflamatória com duração de até 18 meses, e fase crônica após esse período.

Fase aguda: O tratamento é medicamentoso com objetivo de interromper o processo inflamatório e tentar reduzir o grau de deformidade peniana. Os resultados são bastante variáveis, sendo algumas vezes de pouca eficácia

Fase crônica: Nessa fase, o processo inflamatório já está cicatrizado e o tratamento para curvaturas acentuadas é cirúrgico. Existem diversas técnicas para diferentes graus de curvatura. A prótese peniana pode ser utilizada no tratamento da doença de Peyronie em casos selecionados. As possíveis complicações do tratamento cirúrgico são encurtamento peniano, alteração da sensibilidade peniana piora da função sexual. Discutir com os urologistas sobre as possibilidades e expectativas é fundamental para otimizar o tratamento.