Ejaculação precoce

Casal frustrado - Ejaculação precoce

Ejaculação precoce é a disfunção sexual do homem caracterizada pela ejaculação que ocorre sempre, ou quase sempre, quando o tempo de penetração vaginal até a ejaculação passa a ser insatisfatório para o casal ou para o homem. As consequências são: insatisfação, desconforto entre o casal e a tendência de querer evitar a relação sexual.

Percentual de homens acometidos

Estima-se que até 30% dos homens apresentam ejaculação precoce.

Causas

As causas para ejaculação precoce são várias, incluindo ansiedade elevada, estresse aumentado, algumas alterações hormonais como da serotonina, doenças do metabolismo e até hipersensibilidade da glande.

Diagnóstico

O diagnóstico da ejaculação precoce é feito por meio da avaliação urológica, principalmente pelo relato dos sintomas, exame físico e de exames nos casos necessários.

O tratamento é multidisciplinar e envolve, em casos selecionados, medicamentos e psicoterapia sexual realizada por profissional especializado. A associação desses dois tratamentos otimiza os resultados, aumentando a qualidade de vida.

Como prevenir

Medidas como praticar atividades físicas, diálogo com a parceira e terapia sexual podem evitar o início ou agravo desse problema.