O que é o cateter duplo J?

cateter duplo J

O cateter duplo J é um pequeno cateter flexível que é posicionado no interior do ureter, sempre que há necessidade. Seu objetivo é deixar o fluxo de urina livre no ureter para evitar obstrução de urina e estenoses (cicatrizes) em seu interior.

Quando seu uso é necessário?

Os usos mais comuns são após uma cirurgia de cálculo renal ou para tratamento de infecções graves nos rins associada a cálculos obstrutivos.

Quanto tempo dura até sua retirada?

Depende de cada caso e o urologista deve orientar para o paciente o tempo estimado antes da cirurgia. Normalmente, em alguns dias, o cateter pode ser retirado. Em hipótese alguma, o cateter deve ser deixado em definitivo, para evitar infecção ou calcificação.

Como o cateter duplo J é retirado?

É retirado pelo canal da urina com um instrumento delicado e uma câmera. O procedimento não costuma causar dor ou desconforto ao paciente e sua duração é de poucos minutos.

O cateter duplo J causa desconforto?

Alguns pacientes podem apresentar desconforto para urinar durante o uso do cateter, porém há medicações para maior conforto do paciente, que podem ser utilizadas durante o período de uso.